Metragem reduzida: 5 dicas para decorar ambientes pequenos

Com o crescente desenvolvimento das grandes cidades, o morar ganhou novas dimensões. Em meio à rotina agitada de seus moradores, praticidade tornou-se a palavra de ordem. Nesse cenário, apartamentos com metragens menores, como studios e lofts, ganham espaço tornando-se uma opção econômica e funcional.

No entanto, diferente do que muitos pensam, morar em espaços pequenos não precisa ser sinônimo de aperto. Soluções criativas são capazes de transformar esses ambientes, otimizando os espaços e deixando-os cheios de estilo e personalidade. Segundo a arquiteta Amanda Mello, escolhas assertivas e alguns truques no décor podem fazer toda a diferença, provando que tamanho não é documento.

Aposte no básico

Usar tons neutros como base é uma excelente alternativa para ampliar e trazer maior fluidez aos espaços. Para quem deseja trazer mais vida aos ambientes, dando um toque um toque de cor, uma boa saída é utilizar tons mais fortes em pontos específicos ou em objetos como quadros, almofadas e vasos.

Menos é mais

A escolha certa da iluminação também faz toda a diferença em espaços menores. Ter uma iluminação mais linear e mais limpa pode “aumentar” o ambiente. Cômodos que possuem forros de gesso, com muitos spots, por exemplo, podem parecer menores devido a quantidade excessiva de luz presente.

Na medida certa

Invista em espelhos! Se utilizados de maneira correta, os espelhos podem ampliar e dar um toque de sofisticação aos ambientes. Para isso, um bom planejamento é fundamental. Embora sejam muito utilizados, é preciso estar atento a alguns detalhes. Tamanhos, formatos e a disposição adequada nos espaços são alguns itens que fazem toda a diferença de acordo com o que se busca para cada ambiente.

Plantas abertas

A integração é fundamental para quem deseja ampliar um ambiente. Afinal, áreas abertas possibilitam a contínua comunicação e interação entre os cômodos. Com o espaços abertos e  o uso inteligente da marcenaria e revestimentos é possível dar novas dimensões a qualquer imóvel.

Escolha certa

Por último, mas não menos importante a escolha dos móveis irá determinar questões importantes como proporção do décor e boa circulação no espaço. Design e escalas certos são essenciais para que haja harmonia  e conforto em ambientes reduzidos.

Crédito das Fotos: Marcelo Stammer