Hygge: conheça o estilo escandinavo que conquistou o mundo!

Não é novidade para ninguém que o modo nórdico de viver tem algo de especial. Afinal, ano após ano, ouvimos que seus países reúnem as pessoas mais felizes do mundo. Mas, quais fatores garantem o título a esse povo? Além de questões essenciais como segurança, boas políticas sociais e cordialidade, o hygge tem grande influência nisso! Sem tradução para o português, hygge (pronuncia-se “hu-ga”) é o estilo de vida escandinavo que prioriza tudo aquilo que pode trazer sensação de conforto e bem-estar. 

Durante todo o inverno, a Dinamarca só tem quatro horas diárias de sol, com temperaturas médias de 0ºC, fatores que fazem com que as pessoas passem mais tempo em casa. Para manter o bom-humor com tanto frio, os truques são vários: luminárias, mantas, almofadas, tapetes quentinhos e áreas para receber. Seja uma leitura acompanhada por uma xícara de chá no sofá ou um bom vinho em frente à lareira na companhia dos amigos, o hygge é sinônimo de aconchego. 

Descobrir os segredos dos lugares mais felizes do mundo pode não ser tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas para quem deseja renovar a alma com esse estilo que promete dias mais alegres:

1. Aposte em uma decoração “quentinha”

O estilo é conhecido pela simplicidade, então não é preciso muito para tornar seu espaço mais aconchegante. Tapetes, mantas de lã, almofadas podem transmitir conforto de forma prática e agradável.

Projeto Amanda Mello Arquitetura | Foto Eduardo Macarios

2. Explore o uso de materiais naturais

Madeira, palha, couro e lã também são ótimas alternativas para ampliar a sensação de conforto e aquecimento nos ambientes.

Projeto Amanda Mello Arquitetura | Divulgação

3. Tenha um cantinho para receber amigos e cozinhar

O receber bem é uma das práticas queridinhas do hygge, afinal, nada melhor do que ter um espaço confortável para recepcionar convidados. Aliado a isso, oferecer refeições cheias de carinho é um excelente caminho para quem busca dias mais felizes.

Reprodução Pinterest

4. Aproveite sua própria companhia

Descobrir o prazer de estar consigo mesmo é uma das tendências levantas pelo estilo. Por isso, aproveite! Um banho quente, uma xícara de chá no final do dia ou aquele seu filme favorito.

Reprodução Pinterest